segunda-feira, 6 de julho de 2009

O Profissional e o Mercado de Trabalho

Independente de qualquer área ou setor do mercado, um profissional qualificado é o desejo de qualquer empresa, pois as constantes transformações ocorridas nas utimas décadas, sobretudo no período que compreende o processo de globalização, trouxeram a necessidade de um profissional que possa acompanhar estas mudanças. E de que maneira este poderá acompanhar esses novos processos? Investindo em capital humano ou simplesmente, educação. Ou seja: um indivíduo que investe em educação, absorve maiores informações e conhecimentos acerca de uma nova técnica, do que aquele que estaciona em um determinado nível de conhecimento.

Estes avanços tecnológicos acabam demandando pessoas que saibam operar e atender os anseios de quem os contrata. Logo, o profissional de TI não está mais limitado a uma pequena área de atuação. Com a difusão de tecnologias, auxiliando setores da economia a diminuir custos e otimizar sua produção, por exemplo, este profissional poderá trabalhar em qualquer setor, desde que possua qualificações que deem suporte para que este possa operar sua função, que vai desde a criação de softwares, gerenciamento e manuntenção de programas, elaboração de projetos e relatórios.

Mas, o que o mercado de trabalho espera do profissional de TI? Eis alguns requisitos que o atual mercado de trabalho deseja:
  • Ser um bom negociador, requisito importante no momento de fechar contratos com clientes, ao deixar claro as especificações do projeto;
  • Ter uma boa comunicação Oral, inclusive a aprendizagem de novos idiomas;
  • Escrever bem;
  • Capacidade de trabalhar em equipe;
  • Saber o alinhamento do objetivo de TI às estratégias dos negócios, ou seja, saber se o software ou projeto estará atendendo os anseios dos clientes;
  • Usar e conhecer metodologias que regem o processo de desenvolvimento e;
  • Estudar conceitos de Administração, assim como marketing, contabilidade, finanças, pois o profissional terá que ter em mente que deverá relacionar a ferramenta informática com os objetivos do projeto.
De acordo com a pesquisa realizada pela Lopes & Borghis Consultores, os profissionais atuam mais em empresas fornecedoras de tecnologias (90%) e usuárias de soluções (10%). Ainda de acordo com esta pesquisa, o mercado de trabalho na área de TI mostrou-se estagnado no ano de 2004, mas deu indicios de melhora a partir de 2005; os reflexos do crescimento economico ainda não atingiu totalmente o setor de TI; a remuneração vem crescendo ao longo dos anos, inclusive com a oferta de bônus em algumas empresas e; cresce as contratações em regime de pessoas jurídicas, que alavanca ainda mais a remuneração real.

Quanto à projeções futuras no mercado de trabalho de TI, é vislumbrado um aumento do nª de vagas, visto que haverá, certamente, o aumento da procura por pessoas que saibam operar as novas tecnologias e cabe ao profissional, aperfeiçoar-se sempre, pois a velocidade com que surgem novas tecnologias, surgirá também a necessidade de entendê-las.


Fontes: Plugmasters, Baguete, RH Portal, Aprendiz
Autoria: BrunoBC


2 comentários:

  1. Uma coisa que eu tava percebendo é que esse negócio de ficar muuuito especializado em uma coisa não tem muita vez no nosso ramo não, o que eu mais percebo que as empresas se interessam é o trabalho em equipe. Porque tem muito cara que sai da faculdade pensando que vai trabalhar sozinho, mas isso não acontece. Uma área da computação que eu vejo que ta crescendo muito é a bioinformática, no ramo de simulações. E pelo que eu estou vendo o futuro é animador, todas as empresas agora querem se informatizar né, a SEFAZ e alguns orgãos públicos já pedem que as empresas façam tudo informatizado, todos os formulários e tal.

    ResponderExcluir
  2. O mercado de trabalho necessita de bons profissionais, principalmente na nossa área. Especialização é importante, tanto quanto ter uma compreensão geral e a dinâmica da profissão em si. Bons profissionais não ficam desempregados, muito pelo contrário.

    ResponderExcluir