segunda-feira, 20 de julho de 2009

Informática na Educação

O termo "Informática na Educação" significa a inserção do computador no processo de aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades de educação.
O uso do computador como máquina de ensinar consiste na informatização dos métodos de ensino tradicionais. Essa informatização pode ser por meio de tutoriais feitos por professores ou mesmo exercercícios online, feitos em flash, por exemplo, sendo assim, altamente interativo. E não é só isso, a informática pode também facilitar a vida do professor, pois, pode passar trabalhos para ser feitos online, com tempo limitado e com correção instantânea, assim disponibilizando ao professor mais tempo para programar aulas, por exemplo. E a inserção do computador no aprendizado não é nada complexo, pois exige pouca familiarização do professor com as ferramentas WEB e ainda atualiza o profissional, melhorando até mesmo seu método de interagir com os alunos na aula tradicional.
Tudo isso causa insegurança nos professores, que num primeiro momento temem sua substituição por máquinas e programas capazes de cumprir o papel antes reservado para o ser humano. Mas o computador pode realmente provocar uma mudança no paradigma pedagógico e pôr em risco a sobrevivência profissional daqueles que concebem a educação como uma simples operação de transferência de conhecimentos do mestre para o aluno.
No entanto, a atividade de uso do computador na disciplina curricular pode ser feita tanto para continuar transmitindo a informação para o aluno, quanto para criar condições para o aluno construir seu conhecimento por meio da criação de ambientes de aprendizagem.


Fontes: http://www.nte-jgs.rct-sc.br/valente.htm
http://gold.br.inter.net/luisinfo/infoeduc.html
http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/informatica_educacao.htm
Autoria: BrunoBC

2 comentários:

  1. Esse ponto de informática na educação é interessante, porque tem muitos colégios que acham que só em por um computador para uso dos alunos é informatizar a educação, e não é bem assim. Informatizar a educação, ao meu ver, significa introduzir o computador não só em atividades extra-curriculares, mas também em atividades em sala de aula comuns, é planejar a aula já pensando em usar alguma ferramenta informatizada pra "aumentar" o conhecimento do aluno, mostrando curiosidades ou alguma outra coisa que faça o aluno se interessar e ir pesquisar mais afundo sobre o assunto debatido em sala.

    ResponderExcluir
  2. O que acontece, na maioria das escolas públicas, é que o laboratório existe, mas não a adequação dos recursos computacionais nas disciplinas, ou seja, a informática ainda não atua diretamente no processo educacional.

    ResponderExcluir