segunda-feira, 8 de junho de 2009

A evolução da computação de 1980 a atualidade: uma visão tecnológica e social.

Tecnologia é algo que felizmente está em constante evolução. Trás benefícios e desenvolvimento para toda a sociedade, além de drásticas mudanças na vida das pessoas quando se populariza. A computação é um exemplo de tudo isso.

A partir dos anos 80 já podemos ver, de forma muito singela, sua trajetória rumo à popularização. Os computadores eram usados principalmente por universidades, grandes empresas e por algumas pessoas ligadas à área de tecnologia. Essas máquinas já estavam em início de produção em maior escala e já possuíam um bom número de periféricos. Podemos citar os discos rígidos (com armazenamento na casa dos megabytes), os drives de disquetes de 3,5’’, monitores CRT monocromático e posteriormente colorido com suporte a 256 cores, entre outros. Sistemas operacionais em modo texto eram comuns, mas já estavam sendo produzidas as primeiras versões em modo gráfico monocromático. Versões simples de editores de textos eram usadas. A Linguagem de programação C++ é criada e começa seu domínio na indústria de computação.

Nos anos 90 nasce a World Wide Web e o desenvolvimento do HTML; os sistemas operacionais mais populares são: o Windows 3.0/3.11(no início), o Windows 95 (em meados) e o Windows 98 (no final); A Netscape Communications é fundada e lança seu primeiro Browser: o Netscape, o que tornou o acesso às paginas web muito mais simples e conseqüentemente aumentou muito o número de usuários web. Os processadores da segunda metade desta década passam a contar com as instruções MMX, o que melhorava muito o desempenho do PC em aplicações multimídia. Todas essas e mais algumas outras características fizeram com que o computador tornasse, além de uma ferramenta de trabalho, um equipamento de entretenimento e aprendizagem. Tudo isso foi crucial para o crescimento estrondoso do número de computadores por pessoa ao redor do mundo nessa década.

A partir do ano 2000 a internet já está difundida em praticamente todo o planeta. As conexões de alta velocidade, também conhecidas como “banda larga” já são comuns em países desenvolvidos. Aplicações web feitas em Action Script (Flash) e Java são onipresentes na internet. O Internet Explorer é o browser mais utilizado no início da década, porém perde, mais adiante, um pouco de sua hegemonia para seu concorrente Mozilla Firefox, um navegador que trouxe muitas inovações que facilitaram ainda mais o acesso à rede mundial. Não podemos deixar de destacar o advento das memórias Flash, que tornou possível a criação de dispositivos digitais, principalmente a câmera digital e o mp3 player. Uma grande outra inovação foram os padrões sem fio de transmissão de dados; o Infravermelho e depois o Bluetooth são utilizados principalmente em celulares; Já para criar redes entre computadores o IEEE 802.11, também conhecido por Wi-Fi (Wireless Fidelity), começou com o padrão 802.11a, depois o 802.11 b, 802.11 g e por último, 802.11 n; para conexão à internet temos um novo padrão: o 3G.
Autoria: Luiz Prudencio

2 comentários:

  1. Na década de 80 já existiam alguns PC's, apesar de não muitos. Interessante lembrar do C++, uma linguagem bastante utilizada até hoje. Ná década de 90 é legal lembrar também do e-commerce, que apareceu principalmente com o Amazon.com. Legal lembrar que na década de 90 surgiram os primeiros foruns para discussão do pessoal.

    ResponderExcluir
  2. Vale enfatizar que as fibras ópticas são atualmente as maiores responsáveis pelas revoluções ocorridas nas telecomunicações.
    Na década de 90 tivemos o mp3 como forma de compactação de áudio que revolucionou o entreterimento e tornou-se um dos assuntos mais buscados na ,também revolucionária, internet.

    ResponderExcluir