sexta-feira, 31 de julho de 2009

Aspectos sociais, econômicos e culturais da utilização das TI

A rede mundial de computadores tem servido para compartilhar não somente mensagens, mas também conhecimentos tecnológicos que estão gerando as possibilidades distributivas de riqueza e poder extremamente promissoras. Com isso as Tecnologias da Informação (TI) vêm transformando a cultura no mundo todo com novas formas de interação, organização e atividades sociais. No contexto social temos um forte crescimento nas redes social como Facebook, o Orkut e o MySpace que criaram novas formas das pessoas se comunicarem e socializarem.
Como ferramenta política ela serve tanto para divulgação e esclarecimento de proposta de governo em épocas de eleições, quanto para recebimento de doações de pessoas para ajudar na campanha. Isso torna a internet uma poderosa arma política para campanhas e para divulgar o trabalho realizado nos atuais governos.
Muitos países restringem o acesso a vários sites principalmente os que contêm conteúdos políticos e religiosos. Eles fazem isso através de softwares que filtram determinados domínios e conteúdos. Com isso, esses domínios e conteúdos não podem ser acessados facilmente sem burlar de forma elaborada o sistema de bloqueio. Isso serve para desacelerar o avanço cultural e controlar o acesso a sites com conteúdo imprópio como pornografia infantil.
O computador se tornou um forte aliado para desenvolver projetos e trabalhar temas discutidos em salas de aula. Com a internet, novas formas de interação no processo educativo amplia a ação de comunicação entre aluno e professor. Educar com o auxílio da Internet proporciona um aprendizado acelerado tornando os alunos autônomos na aprendizagem seguindo seus próprios ritmos.
Uma dos pontos negativos do uso excessivo da internet é o isolamento das pessoas, geralmente faltam as aulas, não dormem direito e o que mais preocuca é a má alimentação. Outros pontos são: o fácil acesso a pornografia; uso indevido de suporte tecnológico como programas para criar vírus; incitamento a violência e às atitudes xenófabas e principalmente a violação da privacidade.
Já os impactos positivos são: fácil conexão entre os continentes permitindo o uso de videoconferência; a facilidade na troca de informações e novas formas de interação e organização de projetos.
É mostrando caminhos que a escola deve ultrapassar as cadeiras tradicionais e invadir o espaço eletrônico, ensinando o aluno a utilizar com consciência o mundo de possibilidades que é a internet. Quanto aos adolescentes, muito do que eles sabem sobre a internet foi aprendido de forma autodidata, e muito desse aprendizado não foca na qualidade, mas na facilidade. Um bom exemplo é o número de trabalhos somente copiados. A conscientização dos jovens é muito importante no sentido de que o aprendizado deve ser trabalhado com o uso do raciocínio trabalhando o pensamento. Cabe a pais e educadores decidirem como usar essa poderosa ferramenta (a internet), a favor ou contra, amiga ou inimiga da educação e do desenvolvimento intectual de seus filhos e alunos.

Fontes: http://dalberto.wordpress.com
http://www.adnews.com.br
http://pt.shvoong.com
Autoria: BrunoBC

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Informática na Educação

O termo "Informática na Educação" significa a inserção do computador no processo de aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades de educação.
O uso do computador como máquina de ensinar consiste na informatização dos métodos de ensino tradicionais. Essa informatização pode ser por meio de tutoriais feitos por professores ou mesmo exercercícios online, feitos em flash, por exemplo, sendo assim, altamente interativo. E não é só isso, a informática pode também facilitar a vida do professor, pois, pode passar trabalhos para ser feitos online, com tempo limitado e com correção instantânea, assim disponibilizando ao professor mais tempo para programar aulas, por exemplo. E a inserção do computador no aprendizado não é nada complexo, pois exige pouca familiarização do professor com as ferramentas WEB e ainda atualiza o profissional, melhorando até mesmo seu método de interagir com os alunos na aula tradicional.
Tudo isso causa insegurança nos professores, que num primeiro momento temem sua substituição por máquinas e programas capazes de cumprir o papel antes reservado para o ser humano. Mas o computador pode realmente provocar uma mudança no paradigma pedagógico e pôr em risco a sobrevivência profissional daqueles que concebem a educação como uma simples operação de transferência de conhecimentos do mestre para o aluno.
No entanto, a atividade de uso do computador na disciplina curricular pode ser feita tanto para continuar transmitindo a informação para o aluno, quanto para criar condições para o aluno construir seu conhecimento por meio da criação de ambientes de aprendizagem.


Fontes: http://www.nte-jgs.rct-sc.br/valente.htm
http://gold.br.inter.net/luisinfo/infoeduc.html
http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/informatica_educacao.htm
Autoria: BrunoBC

segunda-feira, 6 de julho de 2009

O Profissional e o Mercado de Trabalho

Independente de qualquer área ou setor do mercado, um profissional qualificado é o desejo de qualquer empresa, pois as constantes transformações ocorridas nas utimas décadas, sobretudo no período que compreende o processo de globalização, trouxeram a necessidade de um profissional que possa acompanhar estas mudanças. E de que maneira este poderá acompanhar esses novos processos? Investindo em capital humano ou simplesmente, educação. Ou seja: um indivíduo que investe em educação, absorve maiores informações e conhecimentos acerca de uma nova técnica, do que aquele que estaciona em um determinado nível de conhecimento.

Estes avanços tecnológicos acabam demandando pessoas que saibam operar e atender os anseios de quem os contrata. Logo, o profissional de TI não está mais limitado a uma pequena área de atuação. Com a difusão de tecnologias, auxiliando setores da economia a diminuir custos e otimizar sua produção, por exemplo, este profissional poderá trabalhar em qualquer setor, desde que possua qualificações que deem suporte para que este possa operar sua função, que vai desde a criação de softwares, gerenciamento e manuntenção de programas, elaboração de projetos e relatórios.

Mas, o que o mercado de trabalho espera do profissional de TI? Eis alguns requisitos que o atual mercado de trabalho deseja:
  • Ser um bom negociador, requisito importante no momento de fechar contratos com clientes, ao deixar claro as especificações do projeto;
  • Ter uma boa comunicação Oral, inclusive a aprendizagem de novos idiomas;
  • Escrever bem;
  • Capacidade de trabalhar em equipe;
  • Saber o alinhamento do objetivo de TI às estratégias dos negócios, ou seja, saber se o software ou projeto estará atendendo os anseios dos clientes;
  • Usar e conhecer metodologias que regem o processo de desenvolvimento e;
  • Estudar conceitos de Administração, assim como marketing, contabilidade, finanças, pois o profissional terá que ter em mente que deverá relacionar a ferramenta informática com os objetivos do projeto.
De acordo com a pesquisa realizada pela Lopes & Borghis Consultores, os profissionais atuam mais em empresas fornecedoras de tecnologias (90%) e usuárias de soluções (10%). Ainda de acordo com esta pesquisa, o mercado de trabalho na área de TI mostrou-se estagnado no ano de 2004, mas deu indicios de melhora a partir de 2005; os reflexos do crescimento economico ainda não atingiu totalmente o setor de TI; a remuneração vem crescendo ao longo dos anos, inclusive com a oferta de bônus em algumas empresas e; cresce as contratações em regime de pessoas jurídicas, que alavanca ainda mais a remuneração real.

Quanto à projeções futuras no mercado de trabalho de TI, é vislumbrado um aumento do nª de vagas, visto que haverá, certamente, o aumento da procura por pessoas que saibam operar as novas tecnologias e cabe ao profissional, aperfeiçoar-se sempre, pois a velocidade com que surgem novas tecnologias, surgirá também a necessidade de entendê-las.


Fontes: Plugmasters, Baguete, RH Portal, Aprendiz
Autoria: BrunoBC